
A gente já sabe de cor e salteado quais são os efeitos do envelhecimento na pele. Mais marcas de expressão, rugas, flacidez…
Esses sinais têm a ver com a perda da capacidade de nossa pele em produzir colágeno. Mas existem alguns tratamentos que podem amenizar os sinais do tempo.
Três muito comentados são Toxina Botulínica, Bioestimulador e Fios de Sustentação. A seguir, explico sobre cada um!
1) Toxina Botulínica
A toxina botulínica ajuda a melhorar as rugas e linhas de expressão do rosto porque, ao ser injetada, funciona como um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente.
Entre as linhas tratadas, estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, que se formam na região dos olhos.
Para quem é indicado
A partir dos 25, a toxina botulínica já pode ser uma indicação de tratamento. Isso desde que indicado pelo médico a partir das condições do paciente, se este tiver predisposição genética a flacidez e rugas, por exemplo, esta pode ser uma medida mais eficaz ainda. O ideal é que o médico avalie cada quadro e veja se realmente o procedimento é indicado e necessário, ok?
Quais são os resultados
Há uma diminuição nas rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando movimentamos o rosto ou fazemos careta. A pele fica mais suave e lisa, com melhora na textura. A toxina ainda ajuda a prevenir rugas profundas, por isso, funciona como prevenção.
É necessário refazer o procedimento a cada seis meses em média.
2) Bioestimulador
Bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis que estimulam o próprio corpo a produzir colágeno — proteína essencial para firmeza, elasticidade e sustentação da pele.
Os principais produtos são Ácido poli-L-láctico, Hidroxiapatita de cálcio e Policaprolactona. Servem para o rosto, mas também podem ser aplicados nos glúteos, barriga e colo, por exemplo.
Eles não preenchem imediatamente como o ácido hialurônico, mas atuam de forma progressiva e natural. Em alguns meses, você tem o efeito completo, mas já nas primeiras semanas percebe um novo viço na pele.
Para quem é indicado
É recomendado para pessoas a partir dos 30 anos, com sinais de flacidez leve a moderada, sobretudo para quem busca um efeito lifting sutil, sem aumentar o volume. Também é indicado para quem quer prevenir o envelhecimento, mantendo a produção de colágeno ativa.
Quais são os resultados
Entre os sinais percebidos, estão a melhora da firmeza e sustentação da pele, redução da flacidez e melhora na textura cutânea. Ressalto que o efeito é natural e progressivo, com resultados visíveis a partir de 30 a 60 dias, que continuam evoluindo por até 6 meses. A duração média de 12 a 24 meses, dependendo do produto e da resposta individual.
3) Fios de Sustentação
Fios de sustentação são filamentos absorvíveis inseridos sob a pele com o objetivo de levantar e reposicionar tecidos que sofreram com a flacidez e a gravidade. Os mais comuns são feitos de ácido polilático (PLLA) ou polidioxanona (PDO).
Para quem é indicado
São indicados para pessoas com flacidez leve a moderada, geralmente a partir dos 35 anos, que desejam um efeito lifting sem cirurgia. É muito usado no rosto (contorno facial, mandíbula, bochechas, sobrancelhas) e também em áreas como pescoço e joelhos. Ideal para quem busca resultados naturais e não quer se submeter a procedimentos invasivos.
Quais são os resultados
A pele fica com mais firmeza, contornos mais definidos e aparência rejuvenescida, sem grandes volumes ou mudanças artificiais. Os efeitos são visíveis logo após a aplicação, com melhora contínua ao longo de 2 a 6 meses, devido ao estímulo de colágeno. Os resultados duram, em média, 12 a 18 meses, dependendo do tipo de fio e da resposta do paciente.
Resumindo: a toxina botulínica age relaxando os músculos e suavizando rugas de expressão. Os bioestimuladores atuam estimulando a produção de colágeno, melhorando a firmeza e qualidade da pele ao longo do tempo; já os fios de sustentação promovem um efeito lifting imediato ao tracionar a pele, além de também estimular colágeno.
Cada um tem uma função específica, podendo ser combinados para resultados mais completos no rejuvenescimento. Converse com seu médico antes, hein!