EM EXPANSÃO

Esporte seguro, fisiculturismo natural atrai jovens no Brasil

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
O esporte já conta com federações organizadas
O esporte já conta com federações organizadas

Enquanto o Brasil se consolida como um dos maiores consumidores de anabolizantes do mundo, Bauru sedia neste mês o Natural Monster, primeiro campeonato regional de fisiculturismo natural. O evento, marcado para o dia 25 de maio na UniSagrado, reúne atletas que defendem a construção corporal sem o uso de substâncias hormonais, em uma modalidade que cresce como alternativa saudável ao modelo tradicional do esporte.

Esse será o primeiro campeonato 100% natural da região, com categorias masculinas e femininas para diferentes perfis de atletas. O evento vai além da competição: ele será precedido por uma palestra educativa gratuita sobre fisiculturismo e antidopagem, no dia 23 de maio, na Unisagrado, reunindo especialistas da área e aberta ao público.


O esporte já conta com federações organizadas (Foto: Divulgação)

Mais do que uma estética muscular, o fisiculturismo natural defende uma jornada baseada em disciplina, alimentação balanceada, treino consistente e suplementação legalizada — dentro de um modelo competitivo com regras específicas e testagem antidoping rigorosa.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de anabolizantes, atrás apenas dos Estados Unidos. Nos últimos dez anos, o uso dessas substâncias cresceu mais de 75% no país, afetando inclusive adolescentes e jovens adultos que ainda estão em fase de desenvolvimento.

"Recebemos relatos de meninos com menos de 20 anos usando esteroides sem qualquer orientação ou necessidade médica. Muitos buscam resultados rápidos, sem saber os riscos que estão assumindo", alerta Elaine Bessi, uma das principais promotoras do fisiculturismo natural no interior de São Paulo.

SERVIÇO
A programação do Natural Monster começa no dia 23 de maio, às 20h, com a palestra gratuita "Falso Poder - Ilusão dos resultados rápidos no esporte e nas academias", no Anfiteatro João Paulo II, bloco J, da UniSagrado, em Bauru. O campeonato, primeiro da região totalmente voltado ao fisiculturismo natural, será realizado no mesmo local, no domingo, 25, a partir das 9h. Mais informações estão disponíveis no site naturalmonster.com.br e no perfil oficial do evento no Instagram (@naturalmonstercup).

Comentários

Comentários