A 33ª edição do curso para parar de fumar, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia do Centro de Bauru, foca neste ano no combate ao uso de cigarros eletrônicos — principalmente entre os jovens, ressalta a médica e coordenadora do departamento de saúde da igreja Sandra Mara Lima.
Gratuito, o curso começa na próxima segunda-feira (26), às 19h30, e ocorre no auditório da igreja, situado à rua Praça Itália, 3-7, Centro, ao lado da Escola Adventista.
Ao total serão cinco encontros que vão até sexta-feira (30), todos no mesmo horário, às 19h30.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas através de formulário online disponível no perfil do Instagram @adventistasbauru ou pelo WhatsApp em contato com os números (14) 98101-9800 e (14) 99601-5173.
Ministrado por médicos e profissionais voluntários, de acordo com a organizadora, o curso oferece orientações em grupo e individual, palestras, apoio psicológico, acompanhamento e até emissão de certificado aos interessados em abandonar o vício.
O destaque ao combate de cigarros eletrônicos, de acordo com a médica, se deve à grande proliferação do produto entre os jovens, que são atraídos por fatores como como cores e sabores. Em alguns casos, isso vem acompanhado da falsa promessa de ajudar a estagnar o vício no tabaco comum. "O problema é que ele chega a ser ainda mais prejudicial e fatal", justifica a coordenadora.
Apesar do enfoque no cigarro eletrônico, Sandra Mara Lima ressalta que usuários de cigarros comuns também serão acolhidos durante o curso.
Para Leiah Oliveira Santos Almeida, que frequenta a Igreja Adventista do Sétimo Dia Central desde a infância, o curso pode ser descrito como uma ação de fortalecimento comunitário. "Já presenciei colegas superarem o fumo através das ações simbólicas desenvolvidas, como o descarte coletivo do cigarro em latões de lixo", conclui.