
Quatro pacotes de costela de porco defumada, uma linguiça, um pacote de salgadinho e outro de bolacha de água e sal, além de uma garrafa d'água.
Avaliados em R$ 110, esses foram os produtos que José Renato Evangelista da Conceição, de 28 anos, tentou furtar em um supermercado de São José dos Campos na última quarta-feira (21). Ao ser flagrado, o criminoso se apoderou de uma faca e rendeu uma idosa de 77 anos, ameaçando matá-la. O crime aconteceu no Sonda Supermercados, no Jardim Paulista, e mobilizou a Polícia Militar. Foram 40 minutos de terror e pesadelo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com o boletim de ocorrência, José Renato foi ao supermercado e começou a subtrair alimentos (carnes e biscoitos, além de uma garrafa d'água), escondendo-os debaixo da camisa. O criminoso, no entanto, percebeu a movimentação de funcionários, que suspeitaram dele.
Para tentar evitar ser capturado, José Renato pegou uma faca que estava exposta, à venda, e rendeu a idosa, dando-lhe uma gravata. Em seguida, ela a arrastou até a entrada do frigorífico, mandando que a refém ficasse quieta. Seguranças do supermercado e clientes pediram que ele soltasse a vítima, mas o criminoso se negou. A Polícia Militar foi acionada e começou a negociar com José Renato.
"Somente após cerca de 40 minutos mantendo a vítima retida pelo pescoço (aplicando-lhe uma gravata) e usando uma faca que segurava na outra mão, José Renato atendeu às determinações da Polícia Militar, libertando a refém após lhe ter sido oferecido água. Ato contínuo, José Renato foi prontamente contido e encaminhado à delegacia de polícia", diz trecho do boletim de ocorrência.
Na delegacia, José Renato confessou o crime. "Acerca dos fatos, o indiciado confessou a prática delitiva. Disse que a sua intenção era, de fato, roubar o estabelecimento e 'furar' a idosa, tendo sido convencido pelos Policiais Militares a assim não agir", diz trecho do boletim de ocorrência. Ele foi preso em flagrante por roubo e a polícia representou pela prisão preventiva dele.
De acordo com a polícia, José Renato já tinha agens pela polícia, mas "respondia em liberdade". Na delegacia, o assaltante afirmou que a sua intenção era "roubar o estabelecimento e “furar” a idosa, tendo sido convencido pelos Policiais Militares a assim não agir", diz trecho do boletim de ocorrência.