
Na pequena cidade de São José da Bela Vista, a 30 quilômetros de Franca, uma data especial foi celebrada nessa última quinta-feira, 16 de maio. Dona Adélia Santana completou 106 anos de vida, uma trajetória marcada por simplicidade, força e amor familiar. Ela nasceu em 16 de maio de 1919. Uma vida inteira de histórias que agora temos o privilégio de contar.
Natural de São Paulo, Dona Adélia vive há mais de 40 anos em São José da Bela Vista, onde construiu sua vida ao lado da família. Sem exercer uma profissão formal, dedicou-se ao lar e ao comércio informal, vendendo roupas de porta em porta. “Ela sempre foi do lar, vendia muita roupa de casa em casa. Era uma velhinha muito sapequinha”, relembra com carinho a filha caçula, Cláudia, de 53 anos.
Há sete anos, Dona Adélia sofreu um AVC e, desde então, está acamada. Também enfrenta um câncer de pele, mas, apesar dos desafios, seu estado de saúde é estável. “Ela está bem, graças a Deus”, conta Cláudia, que deixou o trabalho de faxineira para se dedicar integralmente aos cuidados da mãe. “Optei por parar de trabalhar para cuidar dela. Faço o meu melhor para manter ela o mais confortável possível, na medida do que aprendi.”
A família, apesar das dificuldades, se orgulha de oferecer todo o carinho e dedicação para que Dona Adélia tenha qualidade de vida. Um século de vida não a despercebido e, mesmo com a saúde frágil, a matriarca segue cercada pelo amor de quem a acompanha há décadas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.