
Os dez novos leitos implantados pelo Grupo Santa Casa de Franca iniciarão suas atividades a partir da última semana de maio. Foram investidos R$ 2,5 milhões na ampliação do atendimento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), em um momento de alta demanda e falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na rede pública de saúde.
O Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo investimento, anunciou a abertura de 21 novos leitos em 15 de maio. Além dos dez leitos do hospital francano, quatro leitos de clínica médica na Santa Casa de São Joaquim da Barra, três leitos pediátricos e quatro clínicos na Santa Casa de Ituverava compõem o montante.
As unidades de terapia intensiva terão equipamentos de última geração, incluindo ventiladores pulmonares, marca-os cardíacos externos, cardioversores, desfibriladores, camas hospitalares elétricas, centrais de monitorização com monitores multiparâmetro, entre outros dispositivos fundamentais para o tratamento de casos complexos.
Esta medida tem o objetivo de diminuir o tempo de espera, respondendo à alta demanda da rede no outono e inverno, épocas em que os picos de doenças respiratórias aumentam, intensificados pelo baixo índice de vacinação da população.
O presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Sidnei Martins de Oliveira, abordou a importância da abertura dos novos leitos. Segundo ele, a nova estrutura possibilitará o salvamento de mais vidas.
“A inauguração dos leitos representa um avanço significativo para suprir boa parte da demanda por vagas na rede de assistência à saúde pública; nosso compromisso é oferecer atendimento de qualidade, proporcionando aos pacientes um tratamento rápido e eficaz. Sabemos que cada minuto faz a diferença e, quando falamos de quadros clínicos que necessitam de tratamento intensivo, essa estrutura renovada permitirá que salvemos ainda mais vidas”, afirmou.
Novas vagas para médicos e profissionais de enfermagem
Com o aumento do número de leitos, o Grupo Santa Casa também se mobilizará para contratar novos profissionais da área da saúde, visando garantir a melhor qualidade de atendimento aos pacientes.
Grupo Santa Casa de Franca
O Grupo Santa Casa de Franca, referência regional em urgência e emergência de média e alta complexidade, envolve três unidades hospitalares: Hospital Geral, Hospital do Câncer (Unidade Oncológica) e Hospital do Coração (Unidade Coronariana), além de um centro de reabilitação com atendimento multidisciplinar.
A entidade também atua como OSS (Organização Social de Saúde) e istra os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) das cidades de Franca, Casa Branca, Campinas, Vale do Jurumirim, São Carlos e Ribeirão Preto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.