O Partido Liberal (PL) é a sigla que mais cresceu na Câmara Municipal de Franca nas Eleições 2024. O resultado das urnas neste domingo, 6, também serviu para sepultar partidos tradicionais da cidade, como o caso do PSDB. Nove parlamentares conseguiram se reeleger. 3qv22
O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro e do candidato à prefeitura João Rocha, que enfrenta Alexandre Ferreira (MDB) no segundo turno, dobrou sua representatividade no Legislativo. Em 2020, o partido elegeu Carlinho Petrópolis Farmácia e Ilton Ferreira. Em 2024, Carlinho se reelegeu com 2.966 votos, enquanto Ilton, agora no União Brasil, concorre a vice-prefeito na chapa liderada por Rocha.
O PL teve ainda o candidato mais votado neste pleito: Walker Bombeiro da Libras, com 5.139 votos. Além dele, o partido contará com Fransergio Garcia (4.264 votos) e Leandro o Patriota (2.348 votos) no próximo mandato, de 2021 a 2025. Ao todo, o PL elegeu 4 vereadores.
O MDB, do prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira, conquistou uma cadeira a mais no Legislativo de Franca. Assim como em 2020, Donizete da Farmácia (4.908 votos) e Claudinei da Rocha (3.393 votos) foram reeleitos. Marcelo Tidy, que concorreu pelo Democratas há quatro anos, foi reeleito pelo MDB este ano.
Outros três partidos também cresceram em Franca: PP, PSD e Republicanos, que aumentaram de uma para duas cadeiras cada um.
Tradicional em Franca, com figuras como o ex-prefeito Sidney Rocha, eleito para dois mandatos, o PSDB não terá nenhum representante na Câmara Municipal de Franca a partir de 2025. O mesmo ocorre com o Cidadania e o Podemos. Além disso, o Democratas e o PSL, que se fundiram e formaram o União Brasil, também deixam o Legislativo.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) permanecerá por mais quatro anos. A novidade é Marília Martins (PSOL), com 1.846 votos.
2020
2024