25 de maio de 2025
LUTO

Morre o Professor Cebolinha, ícone da educação em Franca 3gz6y

Por Pedro Dartibale |da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução
Valdecir Ferreira, 64 anos, carinhosamente conhecido como Professor Cebolinha

A educação de Franca e região perdeu, neste sábado, 26, um de seus nomes mais queridos e respeitados. Valdecir Ferreira, 64 anos, carinhosamente conhecido como Professor Cebolinha, morreu vítima de complicações de um câncer de estômago. 9c72

Nascido em 1960, Professor Cebolinha construiu uma trajetória marcada por dedicação, alegria e paixão pela sala de aula. Embora formado em Engenharia Química, foi no ensino que encontrou sua verdadeira vocação. Por mais de duas décadas, lecionou em instituições como o Colégio Alto Padrão, onde também foi aluno, além de atuar em cidades como Franca e Ituverava, principalmente no sistema de ensino Objetivo.

Seu nome de registro, Valdecir Ferreira, era pouco conhecido entre seus alunos. Para todos, ele era simplesmente o Professor Cebolinha, sinônimo de parceria, alegria e inspiração. Com seu jeito leve e entusiasmado, conquistava cada sala de aula que entrava, tornando-se não apenas um mestre, mas também um amigo dos estudantes.

"O Professor Cebolinha era o parceiro de todos nós. Alegre, feliz com a vida, o melhor mestre que poderíamos ter. Uma grande perda para todos os alunos", relatou Miguel Stefano, um dos alunos de Cebolinha.

Cebolinha era casado com Grasiela Barchi e pai de Ana Barchi. Deixa, além da família, uma legião de ex-alunos e colegas que guardam seu legado de amor pelo ensino e pela vida.

O velório aconteceu neste domingo, 27, sob os cuidados da Funerária Nova Franca. O clima de comoção tomou conta da despedida, marcada por homenagens emocionadas de amigos, alunos e familiares.