ARTE CARA

Quadro de Monet é apreendido em Jundiaí em operação do Deic

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Entre as apreensões, uma obra de arte do pintor francês Claude Monet, em Jundiaí
Entre as apreensões, uma obra de arte do pintor francês Claude Monet, em Jundiaí

Em uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil paulista, policiais fizeram na semana ada busca e apreensão contra pessoas ligadas a roubo, furto e receptação de objetos provenientes de residências invadidas. As equipes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados à organização criminosa, nos municípios de Jundiaí, Campinas, Itatiba, Piracicaba e na cidade de São Paulo. Entre as apreensões está uma obra de arte do pintor francês Claude Monet (1840/ 1926), apreendida em Jundiaí.

Monet, que pintou cerca de 1,3 mil quadros durante sua vida, é considerado o mais célebre entre os pintores impressionistas, técnica que transformou a arte moderna com suas pinceladas leves, cores vibrantes e natureza ao ar livre.

A operação, coordenada por policiais da 4ª Delegacia da Discat (Investigações sobre Roubos a Condomínios), envolveu equipes da Divisão de Investigações Crimes Contra o Patrimônio. Foram cumpridos cinco mandados em Campinas, um em Itatiba, dois em Jundiaí, quatro em Piracicaba, e dois na cidade de São Paulo, cujos os alvos eram oito receptadores. Quatro desses locais funcionavam comércios de joias. As apreensões contabilizaram bolsas de grifes, pedras semipreciosas, relógios de luxo, joias, celulares, notebooks dinheiro em espécie e a obra de arte.

Na região

Na cidade de Jundiai, as equipes estiveram em endereço relacionado aos investigados da cidade de São Paulo. Foram recolhidos um quadro de Monet e uma porção de pedras semelhantes a esmeraldas. Nessa mesma cidade, os policiais estiveram em uma residência e comércio. Recolheram diversos relógios: 53 de pulso e 116 de bolso, das marcas Rolex, Breitling, Cartier, Ômega, entre outras marcas de luxo, além de joias diversas.

Na cidade de Itatiba deu-se cumprimento na residência do investigado, que possui condenação por crime de roubo, inclusive com cumprimento de pena.

A apuração aponta o envolvimento como intermediário na compra e venda de relógios, tendo adquirido três relógios de outro receptador também alvo de mandado de busca e apreensão. A equipe apreendeu embalagens e manuais de relógios, além de cinco relógios, das marcas Breitling, H Stern e Chopard. Sem origem comprovada. Os relógios da investigação foram vendidos para um indivíduo no Paraná. A pessoa está identificada.

Campinas e São Paulo

Na cidade de Campinas, foi cumprido mandado na casa do pai do investigado. O alvo não estava no momento. Foram apreendidos três relógios e respectivas embalagens das marca Tissot, Tag Heuer e Cartier. Em outro endereço relacionado ao envolvido, foram aprendidos outros dois relógios, caixas de relógios diversos, leitor de cartão Hublot, algumas joias, brincos, pingentes, pulseira e colar.

Ainda foicumprido mandado na casa de outro alvo, que também estava em viagem. Localizaram dois relógios de pulso.

Outro mandado de busca em Campinas foi direcionado a um indivíduo que pode ter adquirido objetos de um dos investigados. São cinco relógios de marca diversas cuja comprovação de origem será apresentada posteriormente. O proprietário alega que adquiriu licitamente e através de consulta a seu cartão de crédito poderá fazer o levantamento das lojas onde adquiriu.

Por fim no último cumprimento de mandado de busca em Campinas, num escritório comercial situado na rua Antônio Lapa, no bairro Cambuí, houve ainda a apreensão de diversas joias, relógios, cédulas antigas e moedas de colecionadores.

Em São Paulo, houve o cumprimento de um mandado na Vila Santa Catarina, na Zona Sul. O objetivo era a apreensão de celular para continuidade das investigações bem como as declarações da investigada, o que foi cumprido com pleno sucesso.

Em outro alvo, na rua São Bento, na Zona Central, efetuou-se o cumprimento de mandado e apreensão. No local foram recolhidas algumas pedras de cor azul, outras pedras pequenas em formato de coração de cor azul, duas perolas, pedras verdes semelhantes a esmeraldas, colar, outras porções de pequenas pedras na cor vermelha e dois relógios de pulso.

A ação teve continuidade na rua Sete de Abril, em um hotel onde dois investigados residem. Na suíte, foram aprerndidos cinco relógios de pulso, dois colares, 14 pedras verdes, dois telefones e um certificado de relógio da marca Cartier com numeração de série.

Comentários

Comentários