
Amarelo é a cor que, no semáforo, pede cautela. E esta é a principal mensagem do movimento que, todo mês de maio, lembra às pessoas da responsabilidade de cada uma por um trânsito mais seguro. A iniciativa, criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e abraçada pelo Brasil em 2014, conta com uma programação especial elaborada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), com reforço na fiscalização contra alcoolemia - direção sob o efeito de álcool -, ações voltadas para pedestres, motociclistas e para a conscientização sobre os perigos da velocidade, principal fator de risco no trânsito.
Na região de Jundiaí, uma das vinte superintendências regionais do Detran-SP, na semana ada, as atividades tiveram início nas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista e Louveira. Até o final do mês de maio outras ações serão realizadas na região. As atividades vão fazer uso de diretrizes e materiais da campanha “Sinal de Respeito”, lançada em julho ado para lembrar a importância da faixa de pedestres, pintada sobre o asfalto para proteger o elo mais frágil do trânsito.
Confira os endereços e horários das ações por cidade da região de Jundiaí:
- Campo Limpo Paulista - na terça-feira (13), na av. Adherbal da Costa Moreira, 255 - Centro (das 14 às 15h)
- Itupeva - na quarta-feira (14), na Praça da Bíblia (das 13h às 15h30)
- Cabreúva - na quinta-feira (15), na av. São Paulo, próximo do Boulevard, no bairro Jacaré (das 10h às 11h)
“A abordagem educativa nas ruas é uma forma de levar diretamente ao cidadão o conhecimento para tornar o trânsito mais seguro. A defesa da vida é uma preocupação constante do Detran-SP, e no Maio Amarelo temos a oportunidade de unir esforços com parceiros que têm o mesmo objetivo que nós: salvar vidas”, diz Cassio de Souza, Superintendente do Detran-SP em Jundiaí.
Muito além do Maio Amarelo
As fiscalizações contra a combinação de álcool e direção realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) terão reforço neste Maio Amarelo. A estimativa, para este mês, é ampliar em 42% o número de operações: de 68 para 97 em todo o estado, abordando até 30% mais motoristas com o etilômetro, o que pode resultar em cerca de 70 mil condutores fiscalizados durante todo o mês.
Em abril, o Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), bateu um recorde histórico no combate à alcoolemia - direção sob o efeito de álcool - com mais de 66,8 mil motoristas abordados e cerca de 2,3 mil autuados. O Detran-SP também ampliou as fiscalizações no período do Carnaval, com aumento de 37% no número de operações na comparação com o ano ado, evidenciando o caráter fiscalizador do órgão na missão de preservar vidas no trânsito.