
O Museu da Energia de São Paulo retoma a abertura ao público, enquanto avança em seu processo de reestruturação anunciado em março de 2025. A unidade volta a desenvolver programação presencial como parte do processo de reposicionamento institucional da Fundação Energia e Saneamento (FES), gestora da unidade, com o objetivo de fortalecer o papel do museu como um espaço de referência em memória, educação e sustentabilidade.
Enquanto o processo de renovação continua em andamento, o público presencial volta a ter a oportunidade de visitar o Museu da Energia de São Paulo, que inicia uma fase que será marcada pelo diálogo com o entorno, por novas parcerias e pela oferta de atividades inéditas.
Mesmo durante o período de fechamento, a unidade realizou várias ações culturais e sociais para públicos específicos, em agenda institucional previamente acordadas com parceiros.
Na primeira fase da reabertura pública, as visitas podem ser realizadas de quinta a sábado, das 10h às 17h, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected]. Durante o mês de maio de 2025, em celebração ao Dia Internacional dos Museus, a entrada é gratuita.
O público pode conferir duas exposições atualmente em cartaz:
Energia e Transformação, que apresenta 150 anos da história da energia no Brasil e seus impactos no cotidiano da população. A mostra convida o público a refletir sobre o papel da energia na transformação da sociedade, ando pela industrialização, urbanização, desenvolvimento tecnológico e os desafios contemporâneos.
Desde el Corazón de la Tierra - a mostra de arte contemporânea colombiana aborda território, memória e natureza a partir de um contexto histórico de lutas, resistências e conflitos sociais na Colômbia. A exposição reúne obras que dialogam com os desafios enfrentados por comunidades marginalizadas e a relação com o meio ambiente.
A partir de junho, além dos agendamentos, a unidade receberá visitas espontâneas, e uma nova exposição será inaugurada.