
Itupeva recebeu, nesta segunda-feira (19), um encontro político que reuniu lideranças da região. Promovido pelo presidente da Câmara Municipal, Marcão Marchi (PSD), a reunião teve como destaque a presença do ex-prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), que deve ter seu nome lançado para as eleições de 2026 para deputado estadual. Reconhecido por sua gestão à frente da Prefeitura de Cajamar, Danilo foi reeleito com mais de 80% de aprovação popular. Sua liderança também se refletiu na eleição do atual prefeito, Kauan Berto, que venceu com mais de 90% dos votos válidos — uma das maiores votações proporcionais do estado. A reunião teve como foco a troca de experiências e o fortalecimento de laços entre municípios vizinhos que compartilham desafios semelhantes e buscam crescimento conjunto.
Prefeitura apresenta contas em audiências públicas
Nos próximos dias, a Prefeitura de Jundiaí realiza três audiências públicas, sendo a primeira nesta quinta-feira (22) às 18 horas para discutir o Projeto de Lei nº 14667/2025, sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2026. A segunda audiência será no dia 28 de maio, a partir das 9h, para apresentação do cumprimento das metas fiscais no primeiro quadrimestre de 2025. Já a última será em 29 de maio, a partir das 9h, para apresentação da prestação de contas da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde referente ao primeiro quadrimestre de 2025. Todas serão realizadas na Câmara Municipal e abertas ao público.
Ministra do TSE a por racismo em evento do governo
A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Vera Lúcia Santana diz se sentir humilhada e promete entrar na Justiça após denunciar episódio de racismo em evento do governo federal na última sexta-feira (16). "Houve uma recusa de me ver como uma pessoa digna." Segunda mulher negra a ocupar um assento na corte eleitoral, Vera Lúcia narra que teve a entrada barrada em um prédio onde a Comissão de Ética da Presidência da República promoveu um seminário sobre ética no serviço público. A magistrada tinha uma fala programada no evento. Quando chegou à portaria, em um primeiro momento, afirma ter se apresentado somente com o nome. Duas atendentes que lá estavam disseram que ela não estava na lista. Vera Lúcia então declarou que era ministra substituta do TSE e apresentou a carteira funcional. Somente após os organizadores intervirem que a ministra conseguiu entrar no evento.
Ex-chefe da FAB diz que prisão de Moraes foi cogitada
O almirante Carlos de Almeida Baptista Júnior afirmou nesta quarta-feira (21) que a prisão do ministro Alexandre de Moraes foi cogitada no fim de 2022 como parte da estratégia para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manter Jair Bolsonaro (PL) no poder. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, perguntou a ele se em algum encontro com o ex-presidente e o então ministro da Defesa, o general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, foi aventada a possibilidade de prisão de autoridades. "Sim, senhor, do ministro Alexandre de Moraes. Isso era no brainstorm das reuniões. Isso aconteceu. Eu lembro que houve essa cogitação de prender o ministro Alexandre de Moraes, que era presidente do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], e 'amanhã o STF vai soltar um habeas corpus para soltar ele, e vamos fazer o quê? Vamos prender todo mundo?' Estava no brainstorm, e ficou o desconforto", disse.
Projeto de regulamentação para motoboys é aprovado em Jundiaí
Projeto de Lei nº 14607/2025, de autoria do vereador Leandro Basson, que regulamenta o transporte remunerado individual de ageiros por meio de motocicletas, operacionalizado por aplicativos ou plataformas digitais foi aprovado na última sessão da Câmara de Jundiaí.
Diversos motoboys estiveram na sessão para apoiar a proposta, discutida entre os vereadores que questionavam a viabilidade do projeto, aprovado com 15 votos. Agora, cabe ao prefeito vetar ou sancionar a lei.
“Hoje enxugamos gelo”, diz ministro Ricardo Lewandowski ao defender PEC da Segurança Pública