23 de maio de 2025
ELEIÇÕES 2026

Olhar ao centro: liderança do PSB avalia candidatura estadual 1cq3w

Por Marília Porcari |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Redes Sociais
Professor Oswaldo diz que França é ‘político moderno’

O lançamento da pré-candidatura do Ministro do Empreendedorismo, Márcio França, ao Governo do Estado de São Paulo durante a convenção do PSB no dia 26 trouxe o primeiro nome que deve entrar na polarização política de disputa entre esquerda e direita, sendo esta última representada provavelmente pelo atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 2n3h4a

Mas para o professor Oswaldo Fernandes, membro do PSB, presidente de honra e principal liderança do partido em Jundiaí, esta classificação não faz mais sentido. “Hoje a disputa política pede um olhar mais ao centro”, considerando, destacando que nem para um lado ou outro e nem para o Centrão, também famigerado. “Tem que estar alinhado com as necessidades da população”, diz.

Em relação ao nome do atual ministro para a disputa, ele acredita que é uma forte opção para ‘furar as bolhas’ e alcançar novos grupos. “Márcio França consegue transitar entre camadas, consegue chegar até mesmo aos que se consideram de direita. Será uma candidatura moderna e cosmopolita”, avalia, ressaltando ainda que é cedo para imaginar o cenário. “Hoje temos Geraldo Alckmin como vice de Lula e assim deve permanecer”, afirma, lembrando que o ex-governador tinha justamente Márcio França como seu vice. Hoje ambos estão no PSB e vice-presidente é nome que aparece com força para o cadeira no Palácio dos Bandeirantes, ideia inicialmente refutada por professor Oswaldo.

De acordo com ele, ainda deverá ser avaliado se o próprio PT irá lançar candidato ao Governo do Estado, já que hoje os partidos estão caminhando juntos em diversos pleitos. “Não faria sentido uma disputa com o PSB. Mas ainda é cedo para avaliar”, opina. Professor Oswaldo ainda afirma que o PSB de Jundiaí participará ativamente das eleições 2026. “Não sei se eu ou se Najara (Andrés, atual presidente), ou quem, mas junto ao comando de campanha, certamente estaremos”, garante.

Confiança

Apesar de não ter vereadores do PSB eleitos em Jundiaí e o partido também não ter nomes compondo a atual istração, a participação no cenário nacional é avaliado positivamente por professor Oswaldo, que está há 40 anos na sigla. “Fizemos o maior número de prefeitos e estamos crescendo no país”, diz. O PSB tem hoje 251 prefeitos e 265 vices, além de 2952 vereadores. Soma-se a isso também dois governadores, quatro senadores, 15 deputados federais e o vice-presidente da República.

Com esta participação do PSB na política nacional, o líder do PSB em Jundiaí confia que o nome de Márcio França para o Governo do Estado de São Paulo traz o legado de quem já ocupou o cargo entre 2018 e 2019, após ser vice entre 2015 e 2018, e novos projetos, de acordo com as necessidades da sociedade atual. “Estamos falando de pautas de interesse da população, como habitação, segurança, saúde, educação, entre outras. Também estamos falando de uma proposta que não é militarizar escolas ou vender tudo o que o Estado tem. É um político moderno”, conceitua.