
Ingredientes (para quatro sanduíches)
- 8 fatias de pão tipo brioche
- 250 ml de molho béchamel
- 8 fatias finas de presunto
- 160 gramas de queijo ralado- gruyère ou emmental
- Folhas verdes para a salada
Para o béchamel
- 30 gramas de manteiga
- 30 gramas de farinha
- 200 ml de leite morno
- 100 ml de creme de leite fresco
- 1 pitada de noz-moscada
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
O mais conhecido dos sanduíches ses é simples de preparar e, acompanhado por uma salada verde, pode se tornar refeição completa. Como todo clássico, aceita reinvenções, mas a receita original continua imbatível. Leva poucos ingredientes, mas eles devem ser de boa qualidade. O pão, por exemplo, tipo brioche pela tradição, faz diferença, embora muitos utilizem o de forma. Queijo, precisa ser o gruyère ou emmental, aceitando-se bem a presença dos dois- um para o recheio, outro para a cobertura. Mas já degustei este sanduíche com queijo tipo Minas meia cura e gostei. Se bem finas, as fatias de presunto vão conferir maior leveza ao preparo. Quanto ao molho béchamel, marca inalienável do croque-monsieur, pede capricho e quantidades exatas de ingredientes para que não fique nem muito mole e enxarque o pão, nem muito espesso e se separe dele.
Para os que acham ser o croque-monsieur uma versão do nosso também ótimo misto quente, digo que não. O francês não é prensado, fica fofo por dentro e crocante por fora- daí seu nome, croque, de trincar. Essa mescla de texturas é deliciosa e facilmente obtida no forno, ao contrário do misto quente que vai na forma de bauru, conhecida por todos os brasileiros.
Comece a preparar seu croque a partir do molho béchamel. Numa a pequena derreta a manteiga, baixe a chama e nela coloque aos poucos a farinha de trigo, que precisa cozinhar. Mexa sem parar evitando empelotar e vá juntando aos poucos o leite morno, até formar um creme, o que deve levar cerca de quinze minutos. Agregue o creme de leite fresco e mexa. Salgue a gosto, apimente se quiser. Uma pitada de noz moscada personaliza este molho. Experimente. Reserve.
Corte oito fatias de pão, se possível com dois cm de largura. e manteiga (de leve) dos dois lados e coloque no forno para tostar, com muito cuidado para não queimar. Estando douradas as fatias, retire. Coloque metade delas num refratário e cubra-as com camada farta de bechamel. Disponha duas fatias de presunto sobre o molho. Em seguida, metade do queijo ralado. Em cima, mais uma boa camada de molho. Cubra com as quatro fatias de pão restantes. Arremate com o molho e salpique sobre ele a outra metade de queijo. Leve ao forno por quinze minutos. Ao fim deste tempo, o interior do sanduíche estará superquente e a superfície gratinada. Folhas de rúcula servidas com molho de limão, mostarda ou maionese são um excelente acompanhamento. A versão feminina do croque-monsieur se chama croque-madame. Para executá-la, basta acrescentar um ovo frito ao lado.
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras