22 de maio de 2025
DORINHA DUVAL

1ª Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo' morre aos 96 anos 471o58

Por |da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Instagram/TV Globo
Dorinha Duval ficou eternizada como a primeira atriz a interpretar a personagem Cuca, no clássico infantil 'Sítio do Picapau Amarelo'.

A atriz Dorinha Duval morreu nesta quarta-feira (21), aos 96 anos. A notícia foi confirmada por sua filha, a também atriz Carla Daniel, por meio de uma publicação nas redes sociais. "É com tristeza, mas também com alívio, que nos despedimos. Mãe, avó, amiga... que trouxe tantos momentos de alegria ao público brasileiro. Te amo", escreveu Carla. 3p5j3h

Leia mais: Morre a atriz Jandira Martini, aos 78 anos

Nascida Dorah Teixeira, em 21 de janeiro de 1929, na cidade de São Paulo, Dorinha iniciou sua trajetória artística como cantora, nos anos 1940, acompanhando o pianista Moacyr Peixoto, irmão do cantor Cauby Peixoto, em apresentações na tradicional boate Oasis.

Sua carreira migrou para o rádio, onde atuou em várias radionovelas, antes de fazer sua estreia na televisão. Entre 1957 e 1959, integrou o elenco do programa humorístico "TV de Comédia", da extinta TV Tupi.

Em 1969, Dorinha ou a trabalhar na TV Globo, onde participou de produções marcantes da teledramaturgia brasileira, como "Verão Vermelho", de Dias Gomes, e logo depois esteve em sucessos como "Irmãos Coragem" (1970), de Janete Clair, "Minha Doce Namorada" (1970), de Vicente Sesso, e "Selva de Pedra" (1972), novamente sob a autoria de Janete Clair, todas dirigidas por Daniel Filho.

Dorinha Duval ficou eternizada como a primeira atriz a interpretar a personagem Cuca, no clássico infantil "Sítio do Picapau Amarelo", papel que consolidou sua imagem junto ao público.

Nos anos 1980, afastou-se da televisão após ser condenada a seis anos de prisão pela morte de Paulo Sérgio Alcântara, com quem foi casada por seis anos. Dorinha cumpriu oito meses de pena em regime semiaberto.

A partir de 1987, dedicou-se às artes plásticas, especialmente à escultura, atividade à qual permaneceu ligada até os últimos anos de vida.

*Com informações do G1