Atleta de Piracicaba se classifica para a Seleção Brasileira

Pelo quarto ano seguido, a piracicabana Bárbara Borges, atleta da equipe Sport Way/Dojo/Selam, se classificou para a Seleção Brasileira de Karatê. A vaga foi conquistada durante a Seletiva Nacional da modalidade que aconteceu na cidade de Aracaju/SE, entre dos dias quinta (1) e sexta-feira (2).
Com a vaga assegurada, Bárbara representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano, que acontecerá de 19 a 24 de maio, em Monterrey/México, além do Campeonato Sul-Americano, no mês de julho, em Recife/PE.
Vale lembrar que Bárbara, além das duas disputas citadas, já estava classificada para os Jogos Pan-Americanos da Juventude, que serão realizados no mês de agosto, em Assunção/Paraguai.
VEJA TAMBÉM
- Uma paixão com 20 milhões em dívidas
- Equipe do C conquista sete medalhas em Limeira
- Sócios ratificam SAF no XV de Piracicaba
Ainda sobre a seletiva nacional em Aracajú, a piracicabana Valentina Pedroso Carvalho perdeu na disputa final e com isso tornou-se a 1ª reserva da Seleção Brasileira na categoria Kumite (luta) sub-14 +57Kg.
Além disso, até este sábado (3), paralelo à Seletiva 2, aconteceu as finais do Campeonato Paulista de Karatê, na cidade de São Bernado do Campo, na região do Grande ABC Paulista. O evento teria a presença de vários atletas de Piracicaba.
Essa competição teve como objetivo classificar os quatro melhores atletas de São Paulo para disputar a etapa classificatória do Campeonato Brasileiro, que irá acontecer no mês de julho, em Londrina, no Paraná.
O ESPORTE
O karatê é uma arte marcial que surgiu no Japão, mais precisamente na ilha de Oknawa (norte do país), como uma luta de defesa contra os ataques de bandidos, que eram atraídos pela exuberância e comércio do local.
No início do século XV, o uso de armas era expressamente proibido nessa região, pois a ilha estava completamente habitada por samurais e sob a posse de fidalgos japoneses.
Muitos desses samurais eram imigrantes da China e tinham o conhecimento em outras lutas. Assim, em razão da proibição de armas, os habitantes sentiram a necessidade de elaborar uma maneira de se defender usando apenas com o corpo.
Séculos depois, a luta recebeu um conjunto de regras a fim de evitar lesões graves e ferimentos, o que daria origem a futura arte marcial. As mudanças também atingiram a denominação da arte marcial que ou a ser chamada oficialmente de karatê.