4 MIL ANÁLISES/MÊS

Laboratório da Sabesp: degustadores garantem a qualidade da água

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sabesp/Divulgação
A Sabesp é pioneira neste tipo de análise no Brasil
A Sabesp é pioneira neste tipo de análise no Brasil

Lins - Para manter a excelência da água que chega diariamente aos moradores de Lins (102 quilômetros de Bauru) e região, a Sabesp possui um laboratório sediado no município que realiza mais de 4.000 análises por mês. O trabalho conta também com o apoio dos degustadores, que analisam a água dos diferentes mananciais que abastecem 37 cidades.

Acreditado pelo Inmetro, o laboratório avalia todas as fases do tratamento, com base nas amostras coletadas diariamente. São analisadas tanto a água bruta que vem dos mananciais quanto a água já tratada, assim como o esgoto tratado pela Sabesp na região. O uso de recursos tecnológicos confere maior precisão aos resultados.

Além da água, o Laboratório da Divisão de Controle de Qualidade Oeste, com o apoio de outros laboratórios internos e externos, também monitora as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), com análises do esgoto bruto, do efluente final e do manancial que o recebe, para assegurar a eficiência das unidades.

"A Sabesp, em atendimento às exigências estabelecidas, controla a qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até o cavalete dos imóveis. Os dados podem ser encontrados inclusive na conta de água e no site da Sabesp. Esse rígido controle também se dá com o esgoto que foi coletado, que, após tratado, se torna um efluente e retorna ao meio ambiente", explica Flavio Ribeiro dos Santos, técnico em Sistemas de Saneamento.

Degustação da água

Para reforçar a qualidade do produto final que chega até às torneiras, a Companhia conta também com o apoio dos degustadores de água que ajudam a garantir a excelência do produto por meio de análises sensoriais periódicas, que verificam o seu sabor, o odor e a aparência.

Esse tipo de avaliação permite a detecção de alterações sutis, numa iniciativa que complementa os testes químicos. A Sabesp é pioneira neste tipo de análise no Brasil.

Comentários

Comentários