OPINIÃO

Mujica - Um homem imprescindível


| Tempo de leitura: 2 min

A morte de José Alberto "Pepe" Mujica Cordano ou simplesmente "Pepe" Mujica, o tupamaro-agricultor que virou presidente do Uruguai. Esse Tupamaro, que ou 13/14 anos nas masmorras dos quartéis da ditadura Uruguaia.

Ele que jovem se indignou contra a ditadura e que lutou contra ela. Tentaram enlouquecê-lo. Ele ou 13 anos na solitária e resistiu a tudo e a todos e virou presidente do Uruguai e não cobrou com ódio nenhum aos seus torturadores.

Eu não conheço nenhum país da Europa, nenhum país da América do Norte ou da América Central, nenhum país da África. Do Brasil conheço pouca coisa, mas conheço o Uruguai graças à minha companheira que me apresentou à República do Uruguai.

Portanto, está revelado um segredo: o professor de História que não conhece nada. Faltou grana, o que se há de fazer? Eu fiz, lecionando o melhor possível durante 54 anos.

E o Uruguai?

Maravilhoso. Tranquilo. Educado. Pacífico. Eu queria conhecer o "Pepe", eu e minha companheira fomos até o Palácio do Governo saber como conversar com o "Pepe". Ironia do destino: ele estava em Brasília, em reunião com o Lula.

A única saída era conversar com a dona Lúcia Topolanski, na feira de domingo na rua Tristan Narvaja, um mercado de pulgas no bairro Cordoso, vende de tudo, desde produtos alimentícios a vestidos de noiva, de cobras até antiguidades, de LPs a flores, e a dona Lúcia lá estava, vendendo suas flores e conversando com o povo, ao lado do seu Fusca azul claro. Simplicidade era a marca dela e de "Pepe" Mujica.

Ele legalizou a maconha e aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Aprovou o direito ao aborto. Deu a cada estudante do nível médio e universitário um notebook, para acompanhar melhor as aulas. Um exemplo de sabedoria e simplicidade para as Américas e para o mundo.

"Pepe" Mujica está para a América do Sul e América Latina como está para a África Nelson Mandela.

É, sem dúvida, um dos grandes homens de dois século XX e o XXI e personifica a velha frase do dramaturgo alemão Bertold Brecht: "Há homens que lutam um só dia e são bons. Há homens que lutam por um ano e são melhores.

Há os que lutam por muitos anos e esses são muito bons...

Mas há os que lutam a vida inteira e esses são os imprescindíveis".

"Pepe" Mujica é um ser imprescindível.

Comentários

Comentários