DECISÃO

Homem é condenado a 8 anos por queimadas em área rural na região

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Arquivo/GCN
Incêndio em zona rural; o caso aconteceu na região de Franca
Incêndio em zona rural; o caso aconteceu na região de Franca

A Justiça condenou um homem por queimadas a oito anos e quatro meses de prisão em regime fechado e a indenizar as vítimas em R$ 3 milhões. A ação foi movida pelo Ministério Público de Patrocínio Paulista, por meio do promotor Túlio Vinícius Rosa, com sentença decretada pelo juiz Daniel Carrijo.

O crime ocorreu em 12 de setembro de 2024. O condenado, de 19 anos, morador de Itirapuã, e outras três pessoas ainda não identificadas, dividiram-se em grupos para atear fogo em propriedades rurais às margens da Rodovia Ronan Rocha, que liga Franca, Patrocínio Paulista e Itirapuã.

Foram atingidas propriedades nos municípios de Patrocínio Paulista e Itirapuã. Em uma área, o fogo destruiu nove hectares de mata localizada em área de preservação permanente, gerando incalculável impacto ambiental. Na fazenda Pedrinhas e no chamado Pico do Mané, a conduta criminosa provocou prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 1,2 milhão, destruindo 2.500 hectares de pastagens, lavouras de café, canaviais, áreas de preservação permanente e reservas florestais.

O avanço da queimada exigiu a mobilização de pelo menos sete caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros de Franca e de Itirapuã, dois aviões da Usina Cevasa e dois da Defesa Civil do Estado de São Paulo, além de equipamentos e maquinários de proprietários e vizinhos das áreas atingidas.

Para a Justiça, ficou comprovado que o homem expôs a perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de inúmeras pessoas em situação de calamidade pública causada pela seca que assolava o Estado de São Paulo à época dos fatos. Os envolvidos teriam ligação com uma organização criminosa.

Segundo as investigações, os criminosos usaram líquido inflamável e veículos para provocar as queimadas na extensa área. Dividiram-se em dois grupos: um utilizando uma caminhonete Toyota Hilux SW4 e o outro, um veículo Chery QQ.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Juarez 20 horas atrás
    Bolsonaristas querendo prejudicar o Lula e deram prejuízos a meio ambiente e outras pessoas. Pouca cadeia