
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (20), um mandado de busca e apreensão na casa de um homem no bairro Eloy Chaves, Jundiaí, como parte de investigações sobre tráfico internacional de pessoas com finalidade de trabalho análogo à escravidão. Segundo apurou o JJ, ele é empresário.
A ação teve como foco uma empresa suspeita de recrutar brasileiros para supostas oportunidades de trabalho no Leste Europeu. Por meio de plataformas online, a empresa intermediava o contato com os interessados, apresentando ofertas de emprego e condições vantajosas no exterior.
No entanto, as investigações apontam indícios de fraude, sugerindo que a verdadeira intenção seria a exploração de mão de obra em condições degradantes ou, ainda, a obtenção indevida de valores pagos pelos candidatos à vaga, configurando grave violação aos direitos humanos.
A investigação ocorre no âmbito da Operação Rota 171, iniciada em dezembro de 2024, a partir da denúncia de uma vítima brasileira que conseguiu escapar do esquema na Europa, com o apoio da Polícia da Bósnia.
A Polícia Federal segue atuando na identificação dos envolvidos, bem como na coleta de provas para determinar a materialidade e autoria dos crimes investigados.