GRÃ-CRUZ

Lula concede à Janja máxima honraria por mérito cultural do país

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Bob Wolfenson
No grau máximo da ordem, a Grã-Cruz, Janja divide a homenagem com nomes como a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles.
No grau máximo da ordem, a Grã-Cruz, Janja divide a homenagem com nomes como a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles.

A primeira-dama Janja da Silva foi agraciada nessa terça-feira (20) com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, a mais alta comenda da cultura brasileira. A condecoração foi concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não há informação sobre quais são as contribuições de Janja à cultura nacional.

Leia mais: “Povo brasileiro não é palhaço”, diz advogado sobre Janja; VÍDEO

A cerimônia, realizada em Brasília, reuniu 111 personalidades e 14 instituições homenageadas por suas contribuições relevantes à cultura nacional. A entrega das medalhas foi realizada por Lula e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante evento que celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura.

A Ordem do Mérito Cultural estava suspensa desde 2019, após decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e agora volta a ser concedida por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União.

“A retomada dessa condecoração é um gesto simbólico e necessário. Ela celebra aqueles que moldam nossa identidade cultural com talento e dedicação”, afirmou Margareth Menezes.

No grau máximo da ordem, a Grã-Cruz, Janja divide a homenagem com nomes como a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o longa, também foi contemplado.

Entre os agraciados com a Grã-Cruz estão ainda artistas consagrados como Milton Nascimento, Alcione, Ney Matogrosso, Xuxa, Chico César, Leci Brandão, Zezé Motta, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Tia Surica, Alceu Valença e a dupla Chitãozinho e Xororó. Homenagens póstumas foram entregues em nome de Beth Carvalho, Aldir Blanc, Marília Mendonça e Paulo Gustavo.

Condecorações acumuladas por Janja

Com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, Janja amplia seu currículo de honrarias recebidas ao longo do mandato de Lula. Veja algumas das principais:

  1. Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco (Brasil) – Recebida em novembro de 2023, é a mais alta honraria da diplomacia brasileira, concedida por serviços relevantes ao país.

  • Ordem Nacional da Legião de Honra (França) – Janja foi nomeada oficial da mais prestigiada condecoração sa em março de 2024, por sua atuação em temas de interesse internacional.

  • Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique (Portugal) – Em abril de 2023, recebeu a distinção por sua contribuição à promoção da cultura lusófona.

  • Medalha de Mérito Oswaldo Cruz (Brasil) – Concedida em setembro de 2024, em reconhecimento ao trabalho de Janja na defesa da vacinação e da saúde pública.

  • Diploma Bertha Lutz (Brasil) – Entregue em março de 2023, a homenagem reconhece mulheres com atuação destacada na luta por igualdade de gênero.

  • Medalha Tiradentes (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro homenageou Janja por sua atuação social com uma das mais altas comendas do estado.
  • Comentários

    Comentários