
O município de Ubatuba, no Litoral Norte, registrou um volume de chuvas excepcional nesta sexta-feira (23), ultraando em poucas horas a média histórica prevista para todo o mês de maio. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, foram contabilizados mais de 200 milímetros de chuva na região da Praia Dura, sendo 103 mm concentrados em apenas seis horas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A média climatológica para o mês de maio em Ubatuba é de 122,9 mm. Até a última quarta-feira (22), haviam sido registrados apenas 22,9 mm, o equivalente a 19% da média esperada. No entanto, com os temporais desta sexta-feira, os acumulados ultraaram 220 mm, representando cerca de 80% acima do volume normalmente esperado para o mês inteiro.
O cenário acende o alerta para possíveis alagamentos, deslizamentos e transtornos nas áreas mais vulneráveis, principalmente devido à intensidade da chuva em curto espaço de tempo. A Defesa Civil segue monitorando as regiões afetadas e recomenda que a população evite áreas de risco e preste atenção a sinais de instabilidade no solo, como rachaduras e trincas.