POLÊMICA

XV conhece a tabela da Copa Paulista: uso do Barão é incerto


| Tempo de leitura: 2 min
Mariana Kasten/XV
O XV segue preparação para a estreia na Copa Paulista 2025
O XV segue preparação para a estreia na Copa Paulista 2025

O XV de Piracicaba já conhece a tabela básica da Copa Paulista de 2025. A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou as datas das 10 rodadas da fase de classificação, porém, ainda sem os horários.

A sequência de jogos não muda mais, mas as datas poderão sofrer adequações. Pela tabela, por exemplo, as partidas do Alvinegro em casa estão agendadas aos domingos.

A diretoria do XV deve solicitar que esses duelos sejam às sextas-feiras à noite ou aos sábados à tarde. A única rodada que não mudará é a última da fase de classificação – marcada para as 15h do dia 16 de agosto (um sábado).

Porém, o estrago no gramado Barão da Serra Negra, promovido pelo cantor MC Ryanno último sábado (12), poderá trazer prejuízo esportivo ao Alvinegro. Isso porque o clube poderá ser obrigado a jogar fora de casa na Copa Paulista caso o piso não seja reformado a tempo para o início da competição, que começa em 15 de junho.

VEJA TAMBÉM

No primeiro turno, o Nhô Quim estreia no dia 15 de junho, diante do São Bento, em Sorocaba; depois recebe o Guarani (inicialmente no dia 29 de junho, um domingo). Na terceira rodada, em 6 de julho, recebe o Primavera e, no dia, 13 do mesmo mês, vai a Jundiaí encarar o Paulista.

O XV abre o returno em 20 de julho, diante do São Bento, no Barão; depois, no dia 27 de julho, vai a Americana jogar contra o Rio Branco; recebe o Guarani no dia 3 de agosto; uma semana depois, pega o Primavera em Indaiatuba; e encerra a primeira fase no dia 16 de agosto, em casa, diante do Paulista.

O Alvinegro busca o tricampeonato da competição após erguer a taça nos anos de 2016 e 2022. Só o Paulista, com três conquistas, tem mais títulos que o Nhô Quim na competição.

Além da conquista, o campeão ainda garante uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Já o vice-campeão se classifica automaticamente para a Copa do Brasil de 2026.

Na primeira fase da competição, serão quatro grupos regionalizados (três com seis clubes e um com cinco), onde os 23 clubes participantes jogarão em turno e returno dentro do próprio grupo e os quatro primeiros colocados avançam às oitavas de finais.

Comentários

Comentários