VIOLÊNCIA

Ladrões fazem 'barricada' para roubar carros em SJC; PM matou um

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Imagem ilustrativa

Criminosos estão usando barricadas no meio da rua para tentar roubar carros em São José dos Campos. Na noite desta última quarta-feira (21), policiais militares à paisana foram surpreendidos pelos bandidos e reagiram, matando um deles a tiros. O caso aconteceu na zona leste da cidade, no bairro Jardim São José 2, conhecido como 'CDD' ou 'Cidade de Deus'.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os quatro policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) estavam a bordo de uma viatura descaracterizada (um Fiat Mobi prata) em operação de inteligência no Jardim Santa Luzia 2, com o objetivo de apurar denúncias de tráfico de drogas. Durante o deslocamento, pela rua Joel de Paula, no Jardim São José 2, os agentes encontraram uma barricada de entulhos obstruindo a via, o que os obrigou a parar o carro.

Três dos policiais desembarcaram do veículo para avaliar a situação e liberar o caminho, quando foram surpreendidos por dois homens, sendo que um deles estaria armado.

Segundo o depoimento dos PMs, o homem armado anunciou um assalto. Diante da agressão, os policiais reagiram e cada um efetuou dois disparos de arma de fogo, totalizando seis tiros contra o homem armado, que caiu ao solo.

O segundo suspeito conseguiu fugir do local antes da chegada das viaturas de apoio. O homem ferido, de 41 anos, foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro da Vila Industrial, mas não resistiu aos ferimentos.

Investigação.

A Polícia Militar acionou o Instituto de Criminalística, que compareceu ao local. No local da ocorrência foram recolhidos: 6 cartuchos deflagrados; um revólver calibre .38, que estaria com o homem que anunciou o assalto; 4 pistolas Glock .40 pertencentes aos PMs envolvidos; 51 projéteis, sendo 13 relacionados a cada um dos três PMs que atiraram, e 6 ao revólver do suspeito.

Todas as armas foram apreendidas e encaminhadas para exames de recenticidade de disparo, bem como os exames residuográficos nos policiais militares, para comprovação técnica dos disparos efetuados.

Ficha criminal.

Embora os policiais tenham declarado não conhecer o suspeito até o momento da ação, a Polícia Civil localizou e anexou ao inquérito um dossiê criminal da vítima fatal, com registros de envolvimento anterior em crimes patrimoniais, como roubos.

Até a manhã seguinte ao crime, nenhum familiar ou testemunha civil havia sido localizado. A Polícia Civil reforçou que o caso está sendo registrado para posteriores apurações, com coleta de imagens, oitivas e laudos periciais.

A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (J). A tipificação inicial é de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, com excludente de ilicitude por legítima defesa.

Comentários

Comentários