
Ao longo desta semana, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), promoveu uma série de atividades dentro da campanha Maio Amarelo, com foco na conscientização para um trânsito mais seguro. Com o tema “Desacelere. Seu maior bem é a vida”, as ações envolveram crianças, educadores, empresas e a população em geral, destacando a importância de atitudes responsáveis desde a infância.
Nas escolas da rede municipal, o mascote Vaguinho e a educadora de trânsito Laura Contezini percorreram diferentes unidades com palestras lúdicas e interativas. A ideia é sensibilizar os pequenos para as boas práticas no trânsito, incentivando-os a compartilhar o que aprenderam com suas famílias.
“A ideia é que as crianças aprendam desde cedo todos os cuidados que o trânsito merece, para que elas possam reproduzir em casa tudo o que aprendem aqui”, explicou o mascote Vaguinho, personagem querido dos pequenos.
“A gente vai plantando uma sementinha em cada palestra, em cada visita. As crianças levam algo e espalham para a família, e isso tudo colabora para a melhora do trânsito,” reforçou Laura Contezini, que integra a equipe de educação para o trânsito da UGMT.
Na EMEB Carlos Foot, os alunos participaram com entusiasmo das atividades. A pequena Gabriela Carolina, de 7 anos, contou animada: “Eu sempre conto para minha mãe e pro meu pai o que aconteceu na escola. Hoje aprendi muitas coisas sobre o trânsito, como atravessar na faixa e olhar de um lado e do outro.”
Já o colega Joaquim de Oliveira, também de 7 anos, destacou: “Eu vou contar para toda a minha família o que aprendi aqui hoje, como a importância de atravessar na faixa de pedestres e prestar atenção no semáforo.”
Campanha também envolve empresas e indústrias
De acordo com Juliana Maia, Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte todas as ações tem o objetivo de propagar a mensagens de conscientização para um trânsito mais seguro. “Além das escolas, a campanha Maio Amarelo esteve presente em empresas da cidade, com palestras voltadas para os colaboradores. Outro destaque foi a realização de blitze educativas nas portas de entrada das indústrias, onde motoristas e pedestres receberam orientações e materiais informativos”, destaca.
“Nosso objetivo é fazer com que a mensagem da responsabilidade no trânsito chegue a todos os públicos, de forma leve, educativa e constante. A educação é a chave para a transformação e, quando iniciamos com as crianças, temos a chance de formar uma geração mais consciente e cuidadosa,” afirmou o gestor de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone.